ENVIE SEU DEPOIMENTO PARA: terradebravosctg@gmail.com

Segue abaixo os depoimentos. Ou escolha ao lado em "Depoimentos dos Integrantes".

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Sandro Leão

NA HORA DO AMARGO...
Ao receber o chasque da constituição do blog deste legendário bastião da cultura gaúcha, não pude deixar de cevar um amargo e lembrar de tempos antanhos... dos tempos de mocidade...  Afinal de contas, tive uma relação de amor e ódio com esta entidade...Primeiro, como um dos fundadores do terra e um dos primeiros dançarinos do Nacos de Saudade...Neste tempo, incontáveis vezes que varávamos as noites ensaiando (mesmo nos rigores do agosto)...inclusive, nossa primeira regional em Cachoeira foi num agosto, no Tropeiros da Lealdade, em 08 de Agosto de 1992...mas antes disso, participamos com os individuais na regional que ocorreu no CTG Laço Velho, em 1991...(na qual eu cantei "Louco por Chamamé e esqueci a letra, com o Cezinha Figueiredo me socorrendo no legüero...hehe). Neste dia, lembro que fomos com a velha kombi do Seu Odilon...Depois, muitas aventuras com o meu parceiro Cavalo (César), o Dair e o Fábio da Silva (filho do Bastião). Por esta época, o nosso musical era de Cachoeira (o Mestre Sabiá e mais uns guris...), mas logo depois tínhamos o Rodrigão na gaita (fazido que só ele), os guris do Valdir, e o Marcelão...inclusive o Caco (filho do Valdir) está morando aqui do ladito, na cidade de Sinop...e ainda dança!!!
Bueno, a segunda parte desta história é a da rivalidade...mesmo do outro lado das trincheiras( como instrutor dos Lanceiros), sempre admirei a garra desta gurizada e cultivei grandes amizades neste CTG. Um dos amigos mais caros de minha vida é o interlocutor deste blog, o César...rimos risos e choramos lágrimas em muitos rodeios e bailes...E como esquecer o primeiro professor, o Rovani?? E todos os instrutores que vieram depois e que ainda tive o privilégio de dançar pela sua batuta: o João Morales (que veio só corrigir o grupo e nos deu carona na inter de Butiá: a mim, ao César e ao Vaccari - o qual está também numa cidade vizinha à minha - Ipiranga do Norte), o Camilo, o Pedroso... Apesar da rivalidade depois disso (até porque o meu amor pelos Lanceiros era confundido com antipatia por vocês, o que sempre considerei uma injustiça), a admiração continuou e ainda continua. Espero que continuem esta trajetória de sucesso e pelos menos um naco desta história ainda permanece em meu coração, mesmo distante do Rio Grande. para os que gostariam de saber, ainda sigo levantando a bandeira do tradicionalismo, como músico e pesquisador, nesta entidade que agora abraço como minha, o CTG Recordando os Pagos de Sorriso/MT, com a qual fui bicampeão brasileiro. Não sei se vocês notaram:Se isto serve de orgulho para o Terra e o Nacos, os quatro últimos títulos brasileiros foram conquistados sob a batuta de dois ex-dançarinos: 2005 e 2007 por nossa entidade (com o Saulo Rego) e 2009 e 2011 pelo Tarca Nativista (com o Toni Rodrigues). Isto significa que todo o suor, dor, emoção, choro, riso...nada disso foi em vão...
No más, um abraço e um beijo no coração de todos meus paisanos...e arremato com os versos que fiz e dos quais os mais antigos recordarão:

AS SEMENTES DE IGUALDADE
EU ESPALHEI PELO CHÃO
E COM NACOS DE SAUDADE
CONSTRUÍ MEU CORAÇÃO...

Sandro Leão
Querência de Sorriso/MT - Última Lua Minguante de Outono 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário